Mahatma Gandhi, o pai da pátria indiana

10/10/2023 16h46
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar, India, a 2 de outubro de 1869, e foi morto em Nova Déli, também na India, no dia 30 de janeiro de 1948.
Mahatma Gandhi, que viveu 78 anos, foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana que fez resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia.
Gandhi inspirou movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo. O honorífico nome de Mahtm (que significa de grande alma e venerável), aplicado a Gandhi pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo.
Com participação determinante de Gandhi em agosto de 1947, o Reino Unido concedeu a independência, mas o Império Britânico da Índia foi dividido em dois domínios: a Índia, de maioria hindu; e o Paquistão, de maioria muçulmana.
O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não-Violência.
Gandhi, também chamado de Bapu, que signfica carinho de pai ou papá, é considerado o Pai da Pátria indiana. Ele nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948.
Quando Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o prêmio em 1989, o presidente do comité disse que o prêmio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".