Walt Disney, o maior vencedor da história do Oscar


Walter Elias Disney nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos, a 5 de dezembro de 1901 e morreu de cancro no pulmão em Burbank, Los Angeles, também nos Estados Unidos, a 15 de dezembro de 1966.
Walt Disney, que viveu 65 anos, foi um produtor cinematográfico, cineasta, director, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da Walt Disney Company.
Walt tornou-se famoso pelo seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o famoso longa-metragem de animação “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, com realce para Mickey e Pato Donald.
Ele também é o idealizador de parques temáticos sediados nos Estados Unidos: Disneylândia e Walt Disney World Resort. Ao longo da sua vida, foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular.
Walt é a pessoa que venceu o maior número de Óscares na história, sendo 22 prêmios da Academia de Hollywood, e teve 59 indicações. Ganhou também sete Emmy Awards.
Diney foi igualmente agraciado com quatro Óscares honorários com destaque para a distinção pela sua extraordinária contribuição para o avanço do uso do som no cinema por intermédio da produção de Fantasia.
O norte-americano Disney deixou para trás um vasto legado e um império: saliência para uma universidade (O Instituto de Artes da Califórnia), numerosos curtas metragens, documentários e filmes produzidos durante a sua vida; e a Walt Disney Company é hoje um das maiores organizações de entretenimento do mundo.