Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Roberto Carlos, o rei da música brasileira

Roberto Carlos
Roberto Carlos Imagens: Rede Girassol

Bravo da Silva

Publicado às 10h58 19/04/2024 - Actualizado às 10h58 19/04/2024

Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, a 19 de abril de 1941. Roberto Carlos, que completou 83 anos nesta semana, é um cantor, compositor e empresário brasileiro.

Ele é considerado pela revista Rolling Stone Brasil o 6.º maior artista da história da música brasileira. Conhecido no Brasil e na América Latina como "Rei Roberto Carlos”, ele começou a sua carreira no início da década de 1960 sob influência do samba-canção e da bossa nova.

Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o seu amigo Erasmo Carlos, o músico fundou as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil.

Ao lado de Erasmo, Roberto Carlos brilhou num programa na TV Record chamado “Jovem Guarda”, que deu nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro, que o catapultou para o status de ídolo da sua geração.

Além da carreira musical, o cantor estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles, como “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” (1968) e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora” (1971).

Na década de 1970, ele tornou-se um cantor e compositor basicamente romântico, estilo que se mantém.
De 1961 a 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Actualmente, o ícone é anualmente a estrela do intitulado Roberto Carlos Especial, exibido na semana do Natal pela Rede Globo. Dezenas de artistas já fizeram regravações das suas músicas.

Segundo a Pro-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira, tendo comercializado mais de 140 milhões de cópias, incluindo gravações em espanhol, inglês, italiano e francês, em diversos países.

Roberto Carlos foi condecorado com a OMC (Ordem do Mérito Cultural) uma distinção honorífica dada a personalidades brasileiras e estrangeiras como reconhecimento as suas contribuições para à cultura do Brasil.

PUBLICIDADE