Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Miike Tyson é um dos maiores pugilistas dos pesos pesados de sempre

Mike Tyson (à dir.)
Mike Tyson (à dir.) Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h04 07/07/2025 - Actualizado às 14h04 07/07/2025

 Michael Gerard Tyson, nascido a 30 de junho de 1966, em Fort Greene, Brooklyn, Estados Unidos, é um ex-pugilista profissional norte-americano que competiu de 1985 a 2024.

Apelidado de " Iron Mike " e " Kid Dynamite " no início da carreira, e mais tarde conhecido como "o homem mais malvado do planeta ", Tyson é considerado um dos maiores pugilistas dos pesos pesados de todos os tempos.

O lendário reinou como o campeão mundial indiscutível dos pesos pesados de 1987 a 1990. Tyson venceu as suas primeiras 19 lutas profissionais por K.O. ou nocaute, 12 delas no primeiro round. Com o seu primeiro cinturão aos 20 anosm, detém o recorde de pugilista mais jovem a ganhar um título dos pesos pesados.

Em 1988 o pugilista ortodoxo foi o primeiro peso-pesado a deter simultaneamente os títulos da Associação Mundial de Boxe (WBA), Conselho Mundial de Boxe (WBC) e Federação Internacional de Boxe (IBF), bem como o único peso-pesado a unificá-los em sucessão.

Em 1990, Tyson perdeu o campeonato dos pesos pesados quando foi alvo de um K.O. de Buster Douglas, em uma das maiores surpresas da história do boxe.

Em 1992, Tyson foi condenado por estupro e sentenciado a seis anos de prisão. Após a sua libertação em 1995, nvolveu-se numa série de lutas recuperando os títulos da WBA e WBC, tornando-se em 1996 um dos seis pugilistas da história do boxe a recuperar, títulos dos pesos pesados.

Depois perdeu o cinturão da WBA (Associação Mundial de Boxe) para Evander Holyfield por uma interrupção no décimo primeiro round.

O combate de revanche terminou quando Tyson foi desqualificado por morder as orelhas de Holyfield.

Tyson era conhecido pelo seu estilo de boxe feroz e intimidador, bem como pelo seu comportamento controverso dentro e fora do ringue.

Com uma percentagem de K.O. para a vitória de 88%, foi classificado no 16º lugar na lista da revista The Ring dos 100 maiores boxeiros com golpes mais fortes de todos os tempos, e o primeiro na lista da ESPN de "Os mais fortes pugilistas da história dos pesos pesados".

Mike Tyson está no Hall da Fama Internacional do Boxe e no Hall da Fama Mundial do Boxe.

PUBLICIDADE