Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Lura é uma das principais cantoras da lusofonia

Cantora Lura
Cantora Lura Imagens: DR

Bravo da Silva

Publicado às 13h42 04/08/2025 - Actualizado às 13h42 04/08/2025

Maria de Lurdes Assunção Pina, mais conhecida por Lura, nasceu a 31 de julho de 1975, em Lisboa, Portugal. Com 50 anos de idade, é uma cantora portuguesa, de ascendência cabo-verdiana.

As suas composições baseiam-se na música tradicional cabo-verdiana, como a morna, o funaná e o batuque, que são influenciadas pela música africana e ocidental contemporânea.

Lura é filha de pais cabo-verdianos. Inicialmente, queria ser bailarina ou instrutora de natação.

Tornou-se cantora aos dezassete anos, quando Juka, um artista de São Tomé e Príncipe, a convidou para cantar num dueto de um álbum, que fez sucesso.

Posteriormente participou em produções de artistas como os angolanos, Bonga e Paulo Flores, e os cabo-verdianos, Tito Paris e o Paulino Vieira.

Em 1996 Lura gravou o seu primeiro álbum Nha Vida com composições próprias. Em 1997 participou na colectânea beneficente para a SIDA Onda Sonora com artistas famosos como os brasileiros, Caetano Veloso e Djavan, além do angolano Bonga.

Seguiram-se outras produções de álbuns e concertos por toda a Europa. Em 2004 com a Diva Cesária Évora, lançou o álbum Di Korpu Ku Alma (De Corpo e Alma), o primeiro disco verdadeiramente Cabo-verdiano de Lura, que na Inglaterra, foi nomeado para o BBC World Music Awards.

Em 2006 em França, foi nomeada para os “Victoires de la Musique", na categoria de melhor álbum e com o seu novo disco M'bem di Fora (Venho de Fora), viajou por todo o mundo com concertos na Turquia, Alemanha, França, Brasil, Espanha, Austrália e Itália e conquistou um público cada vez mais fiel e atento à sua música.

Lura tem vários discos destaque para Nha Vida de (1996) Di Korpu Ku Alma de (2004), Eclipse de (2009) e Best Of de (2010), que conta com as músicas de sucesso “Na Ri Na", "Ponciana" e "Vazulina".

PUBLICIDADE