Fidel Castro influenciou vários grupos sócio-políticos em todo o mundo


Fidel Alejandro Castro Ruz, ou simplesmente Fidel Castro, nasceu em Birán, Holguín, Cuba, a 13 de agosto de 1926, e morreu de doença em Havana, capital cubana, a 25 de novembro de 2016.
Fidel Castro que viveu 90 anos foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008.
Politicamente, era nacionalista e marxista-leninista. O lendário também foi primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 a 2011.
Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados.
Filho de um fazendeiro rico, Fidel Castro formou, em 1954, um grupo revolucionário, o Movimento 26 de Julho, com o seu irmão Raúl Castro e o argentino Che Guevara, com o objectivo de derrubar o Governo de Fulgêncio Batista.
Fidel Castro assumiu o papel central da Revolução Cubana, liderando o movimento de guerrilha contra as forças de Batista na Serra Maestra, e em 1959 chegou ao poder.
O "El Comandante", como era chamado, converteu Cuba num proletariado, e as reformas económicas levaram o país da América Central e Caraíbas a alcançar índices elevados de desenvolvimento humano e social, com a menor taxa de mortalidade infantil da América, além da erradicação do analfabetismo e da desnutrição infantil.
Liderou o Movimento Não Alinhado de 1979 a 1983 em plena Guerra Fria, feito que juntamente com o internacionalismo médico cubano, melhoraram a imagem de Cuba no cenário global.
Fidel Castro, uma figura muito conhecida mundialmente, foi condecorado com vários prémios internacionais e os seus partidários o elogiam por ter sido um defensor do socialismo, e do humanismo.
Por intermédio das suas acções, ideias escritas e faladas, influenciou a política de várias pessoas e grupos sócio-políticos em todo o mundo.