MúSICA

Frank Sinatra vendeu mais de 150 milhões de discos

Frank SinatraImagem: DR

17/12/2025 13h05

Francis Albert Sinatra nasceu em Hoboken, Nova Jersey, Estados Unidos da América, a 12 de dezembro de 1915 e morreu de doença em Los Angeles, Califórnia (EUA) a 14 de maio de 1998.

De nome artístico Frank Sinatra, que viveu 82 anos. Foi um músico, cantor, actor e produtor, considerado um dos maiores artistas de todos os tempos.

Frank foi um dos músicos recordistas de vendas com mais de 150 milhões de cópias mundialmente. Filho de imigrantes italianos, Sinatra encontrou a fama como artista solo, depois que assinou contrato com a  gravadora Columbia em 1943, tornando-se o ídolo das bobby soxers (fãs adolescentes).

O cantor lançou o seu álbum de estreia, The Voice of Frank Sinatra, em 1946. Outro impulso na sua carreira foi o sucesso do filme Até à Eternidade em (1953), que lhe valeu um Óscar e Globo de Ouro na categoria de "Melhor Actor Coadjuvante".

Sinatra lançou vários álbuns elogiados pela crítica, incluindo In the Wee Small Hours (1955) e Songs for Swingin 'Lovers! (1956). Gravou uma das suas mais famosas colaborações com o músico-compositor brasileiro Tom Jobim, no álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim em (1967) com a famosa música, Garota de Ipanema.

Em 1980 alcançou grande sucesso com a canção "New York, New York". Utilizando os seus shows em Las Vegas como base, realizou as suas turnês pelos Estados Unidos e internacionalmente até pouco antes de falecer, em 1998.

Em paralelo à música, Sinatra a carreira cinematográfica sendo a estrela de vários filmes, com realce para, O Homem do Braço de Ouro em (1955) e Pal Joey em (1957), com o qual ganhou outro Globo de Ouro.

Na televisão, o mítico eternizou-se com o programa The Frank Sinatra Show na American Broadcasting Company (ABC) em 1950.

Frank Sinatra esteve fortemente envolvido com a política desde meados da década de 1940 e, activamente, fez campanha para alguns presidentes norte-americanos, Franklin Roosevelt, Harry Truman, John Kennedy e Ronald Reagan.

Mais lidas


Últimas notícias