CINEMA
Humphrey Bogarte é um ícone cultural americano
27/12/2025 20h14
Humphrey DeForest Bogart nasceu a 25 de dezembro de 1899 e morreu de doença a 14 de janeiro de 1957,
O lendário apelidado de Bogie foi um actor americano. As suas actuações no cinema clássico de Hollywood o tornaram um ícone cultural americano.
Em 1999, o American Film Institute seleccionou Bogart como a maior estrela masculina do cinema clássico americano. Começou a actuar em espectáculos da Broadway, estreando-se no cinema em The Dancing Town em 1928.
Humphrey interpretou papéis coadjuvantes mais de uma década, geralmente como gângster.
O seu grande destaque aconteceu no filme High Sierra (1941), e alcançou o estrelato como protagonista em O Falcão Maltês em (1941), de John Huston, considerado um dos primeiros grandes filmes noir ou policiais.
Os detectives particulares de Humphrey, Sam Spade (em O Falcão Maltês) e Philip Marlowe (em O Grande Sono, de 1946), tornaram-se modelos para detectives em outros filmes noir.
O seu primeiro papel romântico principal foi memorável, interpretando Rick Blaine, ao lado de Ingrid Bergman como Ilsa Lund em Casablanca (1942).
Blaine foi classificado como o quarto maior herói do cinema americano pelo American Film Institute, e o romance entre Blaine e Lund no Filme Casablanca a maior história de amor do cinema americano.
Fumador e apreciador de bebidas espirituosas, Humphrey morreu de cancro no esôfago em janeiro de 1957 aos 57 anos. Casablanca, O Falcão Maltês, O Tesouro da Sierra Madre e A Rainha de África em 1998 entraram na lista do American Film Institute dos maiores filmes americanos de todos os tempos, com Casablanca em segundo lugar.
Humphrey ganhou o óscar de melhor actor em 1952 no filme, A Rainha de África.
A 8 de fevereiro de 1960, foi postumamente incluído na Calçada da Fama de Hollywood com uma estrela de cinema na 6322 Hollywood Boulevard.
Há uma rua com o seu nome em San Antonio, Texas (EUA).