Elias dya Kimuezo - Rei da música angolana tem 90 anos
Luanda - Elias dya Kimuezo descobriu a vocação para a música aos 15 anos de idade, foi eleito “Melhor intérprete da canção angolana" e é o Rei da Música Angolana desde os 60 do século passado.
Elias dya Kimuezo nasceu no Bairro Marçal, aqui em Luanda com o nome de baptismo, Elias José Francisco, no dia 02 de janeiro de 1936.
Hoje, o Rei da Música Angola tem 90 anos de idade.
Aos 07 anos de idade, Elias dya Kimuezo torna-se órfão, facto que o obriga, aos 12 anos, a ir viver para a casa da avó, no bairro Sambizanga, em Luanda, onde aprende a comunicar-se de forma fluente, na sua língua materna, o kimbundo.
A sua constante frequência no Samba Kimúngua, zona do Bungo, em Luanda, onde residiam vários operários do porto e dos caminhos-de-ferro, que tocavam e dançavam, fez com que Elias descobrisse, aos 15 anos de idade, a sua vocação artística, que lhe leva a integrar a Turma do Margoso como vocalista principal.
Em 1969, surge o Festival Folclórico das províncias Portuguesas, em Portugal, e Elias dya Kimuezo é convidado, para, com o grupo de rebita do Mestre Geraldo e "Os Marimbeiros" de Duque de Bragança, oriundos de Malanje, representar a então Província de Angola, hoje República de Angola.
O seu desempenho artístico mereceu elevados elogios da crítica e dos analistas culturais, que levou as gravações de “Mualunga”, “Ressurreição”, “Muenhu Ua Muto” e “Zum-Zum”, com participações de Barceló de Carvalho "Bonga", Rui Mingas, Teta Lando e "Os Marimbeiros" de Duque de Bragança.
Em função do momento, Elias dya Kimuezu é galardoado com o título de “Melhor Intérprete da Canção Angolana”.
Em 1972, devido ao seu abnegado trabalho em prol da música, recebe uma estatueta referente aos “11 mais da cidade de Luanda”, que premiava as 11 figuras mais destacadas nas diversas áreas profissionais e sociais da cidade capital de Angola.
Aquando da criação do Agrupamento “Kissanguela”, por Mário Silva, foi Elias dya Kimuezo quem sugeriu o nome do mesmo, tendo em conta o momento que se vivia e o trabalho que se pretendia que o agrupamento produzisse.
Desde meados da década de 60 do século passado, pela qualidade do seu trabalho e a constância do seu desempenho, Elias dya Kimuezo é considerado “Rei da Música Angolana”.