Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Angola e Rússia assinam acordo de cooperação no âmbito da cultura

Assinatura de acordo de cooperação cultural
Assinatura de acordo de cooperação cultural Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h38 29/01/2024 - Actualizado às 11h38 29/01/2024

Luanda - Angola e Rússia abordaram, entre outros pontos, a abertura de Centros da Cultura em ambos países, durante a assinatura do acordo de cooperação no âmbito cultural, na passada quinta-feira, em Luanda.

De acordo com o JA, foram signatários do referido acordo o ministro da cultura de turismo de Angola, Filipe Zau, e o embaixador da Rússia no país, Vladimir Tararov.

Segundo Filipe Zau, a assinatura do acordo sobre a reabertura do Centro da Ciência e Cultura da Rússia em Luanda e do Centro da Ciência e Cultura de Angola em Moscovo visa assegurar, entre outras necessidades, a preservação, a valorização e a divulgação da cultura, bem como a difusão dos diferentes valores do património cultural de ambos os países.

Frisou ser fundamental a necessidade de reforçar a cooperação entre os dois Estados no sentido da cultura e das artes. "Que este instrumento jurídico de cooperação constitua o reforço da tradicional amizade e cooperação entre os nossos dois povos e países", sublinhou.

O governante fez uma retrospectiva das relações de amizade e cooperação existentes entre Angola e a Rússia,que datam desde 1976, e contemplam actividades culturais, que, de antemão, contribuem para o desenvolvimento da cooperação bilateral, na esfera cultural entre os dois países.

Em Outubro de 2013, recordou, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Cultura da Federação Russa e o Ministério da Cultura da República de Angola, que veio substituir o Acordo Científico e Cultural de 1976.

O referido Memorando, disse, substituiu, posteriormente, o Acordo entre o Governo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o Governo da República Popular de Angola sobre a Cooperação Cultural e Científica, assinado a 26 de Maio de 1976, em virtude de não se enquadrar no tempo, tendo em conta os desafios de um mundo em constante mutação.

Do acordo assinado, o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, reitera o compromisso sobre a constituição e as condições do funcionamento dos centros informativo-culturais.

"A conclusão e posterior implantação deste instrumento jurídico abre as perspectivas de intensificar as relações russo-angolanas nos domínios cultural, humanitário, educativo e científico”, assegurou o diplomata.

O acordo, afirmou, levará ao aumento do interesse dos jovens angolanos nos estudos nas universidades da Federação Russa e, concluídos os estudos, poderão contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola.


PUBLICIDADE