FESTIVAL
Luanda será palco do Festival Nacional de Música Folclórica

09/05/2024 11h36
Luanda - Luanda vai albergar no próximo mês de Outubro, o Festival Nacional de Música Folclórica, no âmbito das celebrações dos 50 anos da independência do país, que se assinala a 11 de Novembro, numa organização da produtora BC Dieleartes Angola.
Os músicos e compositores Bessa Teixeira, Baló Januário, Socorro, Tunjila Tuajokota, Kumbi Lyxia e os Ndengues do Kota Duro, serão as grande referências do Festival, que vai ainda contar a presença dos artistas Peck dos Santos (Icolo e Bengo), Disbunda (Cuanza-Norte), Nhakatolo (Moxico), Bala Bala (Uíge), Ngunza Kumarimba (Malanje), Vozes do Nambwa (Bengo), Sassa Tchokwe (Lunda-Sul), Luís Lau (Icolo e Bengo), Titi Neusa (Quissama), Makaxi (Quissama), Borgito (Quissama), Sai Sai (Quissama), Nona Paciência e Graça Kimbundo (Cuanza-Sul).
Em declarações ao Jornal de Angola, o mentor do festival, Bernardo Cabila, disse "com isso, não só daremos início às festas da Independência Nacional, como também promover a música folclórica, com a vinda a Luanda de músicos de outras regiões do país".
Afirmou que o objectivo também é juntar num único palco os músicos que têm sabido preservar e divulgar o folclore ancestral, interpretando temas que fazem reviver os nossos hábitos e costumes, que tão bem fazem à alma e à espiritualidade.
Bernardo Cabila deu a conhecer que o festival vai ter a direcção artística do músico e produtor Esteves Bento, uma figura que tem apostado na promoção da música folclórica em Angola.
Para o promotor do festival, reunir grandes da música folclórica, "será uma grande honra e visa promover e divulgar, durante dois dias, este estilo musical, bem como proporcionar um ambiente harmonioso para os apreciadores e amantes desta manifestação cultural ancestral".