Academia de Escritores do Brasil homenageia Angola


São Paulo - A Academia Brasileira de Escritores homenageou Angola, no último fim-de-semana, em São José do Rio Preto (Estado de São Paulo), Brasil, na cerimónia de lançamento do quinto volume da antologia “Elos da Língua Portuguesa”.
A antologia, que reúne textos de escritores de diferentes nações e contextos históricos, é um testemunho da pluralidade da Comunidade de Países de Língua Oficial Português (CPLP), noticia o Jornal de Angola.
Mais do que uma colectânea de textos, o projecto "Elos da Língua Portuguesa" celebra a unidade na diversidade, uma ponte entre diferentes realidades, em torno de um bem comum, destaca fonte ligada a homenagem, adiantando que o mesmo visa valorizar a Língua Portuguesa e fortalecer os laços culturais entre os países lusófonos.
De acordo com os organizadores do evento, o projecto, mais do que avaliar a qualidade técnica dos textos publicados, exalta a coragem, a criatividade e o desejo de expressão de cada autor.
Idealizado por Samira Camargo, presidente da Tertúlia Lusófona, em parceria com a Academia Brasileira de Escritores e a Associação Portuguesa de Poetas, o projeto internacional “Elos da Língua Portuguesa” iniciou, em 2018, propondo-se reunir escritores dos nove países que têm o português como língua oficial.
Ao todo, estão previstos a edição de dez volumes, cada um homenageando um dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O quinto volume da antologia "Elos da Língua Portuguesa" traz 83 autores de dez países, homenageando Angola, depois de, nas edições anteriores, terem sido homenageados Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
Este quinto volume reúne 83 autores de 10 países, incluindo Angola, Brasil, Portugal, EUA e Reino Unido, destacando-se, só de São José do Rio Preto, 31 escritores.
O evento contou com a participação do adido cultural da embaixada de Angola, Luandino de Carvalho, além dos escritores Etelvina Ramos e João Rosa Santos, membros da União dos Escritores Angolanos, e Maria Graça Melo, da Associação de Poetas Portugueses.