Capoeiristas angolanos radicados na Suíça participam no festival europeu


Genebra - Capoeiristas angolanos radicados na Suíça, participam de 17 a 21 de Abril, no Festival Europeu da Arte Capoeira, nos 26º Jogos Europeus de Capoeira e nos 5º Jogos Euro-Brasileiros 2025 que decorrem em Lisboa, Portugal.
Segundo uma nota da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Genebra, trata-se de Eduardo Messo, com a categoria de instrutor hiena, e Janguinda Moniz, conhecido por professor Kabwenha, autor dos livros Artes Marciais de Angola – Akwa Mawta Clássico da Honra, e das obras infantis Yoyela, a menina que queria jogar capoeira, bem como Instrumentos Musicais de Angola.
A delegação angolana integra ainda Yuri Bumba (bicampeão europeu), Augusto Delgado e Adilson Domingos, com a apresentação da marca de produtos de capoeira XIETU Case “estojos artesanais para instrumentos de capoeira”.
Fazem igualmente parte do grupo os capoeiristas Valdmir Chimpolo, Monteiro Carvalho, os graduados Miguel Domingos, Ricardo Pinto, Guter Duca, André Miguel Kambete Gressi e Keny Pascoal (Keny).
De acordo com o professor Kabwenha, “a presença angolana neste evento internacional tem um grande simbolismo numa altura em que o nosso País celebra este ano 50 anos de Independência”.
“É um orgulho evocar a ancestralidade e espírito de resistência que os capoeiristas angolanos vão assinalar na sua bandeira, honrando o passado, valorizando o presente dos 50 anos de liberdade, cultura e identidade para inspirar as gerações futuras”, acrescentou.
Durante os cinco dias de festividades, os angolanos prometem transformar a capital portuguesa num verdadeiro centro de cultura, ritmo e movimento de afrodescendentes, com competições intensas, oficinas com mestres e mestrandos, rodas de capoeira e muito intercâmbio cultural.
Nesse sentido, o evento vai poder unir a tradição, emoção e energia dos povos em celebração à arte que combina luta, dança, música e ancestralidade africana.
Ainda de acordo com o professor Kabwenha, um dos momentos mais altos do evento será marcado pela presença do brasileiro mestre Camisa, referência mundial na capoeira, fundador e presidente da ABADÁ-Capoeira, uma das maiores do mundo.
“Mestre Camisa participa como convidado de honra e fará a ministração de actividades especiais, prometendo enriquecer mais ainda o intercambio técnico e cultural projectado para o festival”.