Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Três candidatos ao cargo de SG da União dos Escritores Angolanos

Escritor angolano, Lopito Feijó
Escritor angolano, Lopito Feijó Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h50 20/04/2025

Luanda - Lopito Feijó, Marta Santos e Kanguimbu Ananás viram aprovadas, na quarta-feira, as suas candidaturas ao cargo de secretário-geral da União dos Escritores Angolanos pela comissão eleitoral, presidida pelo escritor e ensaísta Bendinho Freitas.

Segundo notícia do JA Online, os quatro pré-candidatos que tinham manifestado publicamente a intenção de render a David Capelenguela, apenas o escritor Jacinto de Lemos não cumpriu com as exigências do processo eleitoral.

O poeta e crítico literário Lopito Feijóo representa a lista A, que tem como presidente da mesa da assembleia-geral o antropólogo Virgílio Coelho. Marta Santos está na lista B, que indica como presidente da mesa da assembleia-geral o escritor Fragata de Morais. Já Kanguimbu Ananas figura na lista C, que indica como presidente da mesa da assembleia-geral o escritor António Pompílio.

 De acordo com o calendário, a fase da campanha, aberta no dia 16 de Abri, vai prolongar-se até ao dia 8 de Maio. O dia 9 de Maio será consagrado à reflexão, para no dia seguinte, a 10 de Maio, realizar-se o acto eleitoral. A tomada de posse do novo secretário-geral está agendada para o dia 24 de Maio.

Primeira instituição cultural após a Independência, a União dos Escritores Angolanos é uma associação de utilidade pública, fundada aos 10 de Dezembro de 1975.

A sua actividade assenta em princípios fundamentais como a independência intelectual e orgânica, a liberdade criativa e a promoção dos valores culturais nacionais e de todas as conquistas universais. Consta da sua missão um posicionamento contra todas as formas de discriminação étnica, racial, sexual, nacional, cultural e outras; profunda e activa solidariedade humana.

Os seus fins são, entre outros, representar os escritores angolanos, promover a defesa da cultura angolana como património da nação, estimular os trabalhos tendentes a aprofundar o estudo das tradições culturais do povo angolano, incentivar a criação literária dos seus membros, nomeadamente, proporcionar-lhes condições favoráveis ao seu trabalho intelectual e à difusão das suas obras.

Com sede em Luanda mas representada em todo o território nacional, a UEA tem, igualmente, a missão de propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio.

PUBLICIDADE