Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Literatura angolana partilhada no Brasil pelo escritor João Melo

Escritor João Melo
Escritor João Melo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h15 28/04/2025

Luanda - O escritor angolano João Melo realiza, a partir desta segunda-feira, uma digressão pelo Brasil para apresentar os seus livros em várias cidades e orientar conferências sobre literatura angolana, a decorrerem em universidades brasileiras.

A jornada do poeta e romancista João Melo inicia com a sua participação na vigésima edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, na cidade de Minas Gerais, onde apresenta a comunicação “Literatura Africana de Língua Portuguesa – Pontes entre Brasil e África”, noticia o JA.

Deu a conhecer que, em todas as cidades onde estará, vai apresentar os seus últimos livros lançados no Brasil e conversar com amigos e leitores sobre literatura e outros assuntos.

O programa contempla uma conferência, na Universidade de Brasília, intitulada “Angola: literatura, história e política”, assim como uma visita ao Senado Federal, onde vai apresentar o seu novo livro de poesia “Os Sonhos Nunca São Velhos”, uma das sete obras de poetas africanos lançadas na colecção Infame Ruído da editora brasileira Inmensa.

Em Brasília, João Melo vai dirigir uma tertúlia, na Livraria Sebinho, com os escritores brasileiros Marcos Freitas e Waleska Barbosa.

Membro-correspondente da Academia de Letras do Brasil, João Melo tem ainda viagens previstas para Goiânia, onde dará uma conferência, na Universidade Federal de Goiás, e um encontro com confrades brasileiros e leitores, na Livraria Palavrear, além de marcar presença numa tertúlia, na cidade de Belo Horizonte, com os escritores Nazaré Fonseca e Rogério Barbosa.

Na cidade do Rio de Janeiro, vai promover uma série de actividades com escritores, leitores e amigos, com destaque para três conferências em diferentes universidades e uma visita à Academia Brasileira de Letras.

A digressão pelo Brasil termina na cidade de São Paulo, a 15 de Maio próximo.

João Melo tem publicado, entre outros títulos, “Filhos da Pátria” (contos), “Diário do Medo” (poesia), “O Perigo Amarelo” (contos) e “Os Sonhos Nunca São Velhos” (poesia).

Natural de Luanda, em 1955, João Melo já venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2009, na categoria de literatura, pelo conjunto da sua obra literária.

Tem obras publicadas em Portugal, Brasil, Itália, Cuba e Espanha, em poesia, contos, romances e ensaios. Tem ainda poemas e contos publicados em várias antologias, revistas e sites literários em inglês, francês, alemão, árabe e mandarim. 

PUBLICIDADE