Caravana artística angolana recebida pelo Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe


Luanda - Uma caravana artística e multidisciplinar angolana que participa nos festejos dos 50 anos da Independência São Tomé e Príncipe, foi recebida em audiência, sábado, pelo Primeiro-Ministro e Chefe do Governo daquele país, Américo d’Oliveira dos Ramos.
Segundo informou o JA Online, e encontro de cortesia, em que participaram os 15 artistas integrantes do grupo, serviu para agradecer ao Governo de Angola, na pessoa do embaixador Fidelino Pelinganga, por ter respondido positivamente ao convite para associar-se às festividades do 50º aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe, ao mobilizar uma caravana artística e multidisciplinar e promover o intercâmbio cultural entre os dois países.
Américo d’Oliveira dos Ramos pediu para que se aplicasse o mesmo modelo em outros eventos, tanto em São Tomé como em Angola.
No fim do encontro, a Embaixada de Angola naquele país ofereceu cinco quadros ao Governo de São Tomé e Príncipe e um livro do escritor Geraldo Dala.
A caravana artística angolana é composta pelos artistas Mawete Paciência (director-geral), Kayaya Jr.(produtor), Maria Odeth (produtora), Branca Celeste (cantora), Geraldo Dala e Lopito Feijóo (escritores), Ndaka yo Wiñi (cantor), Ricardo Calei (assistente de produção), Tomás de Matos (videomaker), JP (músico guitarrista), Dennis Parker (percussionista), Josué Dombele e Davi Dombele (artistas plásticos) e Sílvio Nascimento (actor e produtor).
As actividades dos 50 anos de São Tomé e de Angola, em Príncipe, decorreram entre quarta e quinta-feira na Casa das Artes Ambiente Utopias “Cacau”, denominadas de sarau cultural multidisciplinar.
Duas tardes foram dedicadas à promoção do intercâmbio artístico e literário, com a participação de músicos, artistas plásticos, produtores de cinema e escritores santomenses e angolanos.
Os momentos foram marcados com pintura em tempo real de 10 quadros por artistas plásticos angolanos e dois santomenses.