Gravuras originais de Salvador Dalí em exposição em Luanda


Luanda - Gravuras originais de Salvador Dalí promovem uma renovação no panorama cultural angolano desde a abertura da exposição “A Conquista do Cosmos”, no dia 10 deste mês, na Casa das Artes, em Luanda, e que fica patente ao público até ao próximo dia 26.
A mostra oficial do mestre do surrealismo espanhol é uma ilustração de um conjunto de obras que revelam a profundidade criativa de um dos nomes mais emblemáticos da arte contemporânea.
Com o apoio da ENSA - Seguros de Angola, da Embaixada de Espanha em Angola, da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e da Universidade Europeia do Atlântico, a iniciativa proporciona um mergulho no imaginário singular de Salvador Dalí, numa exibição inédita para o público angolano.
“A Conquista do Cosmos” é uma mostra que reúne uma série completa de 11 gravuras originais, produzidas em 1974, há 50 anos, todas assinadas e numeradas a lápis pelo próprio autor, numa edição limitada a apenas 195 exemplares. Esta é a primeira apresentação da colecção em solo angolano.
Por outro lado, a série “A Conquista do Cosmos” possui com particularidade elementos do misticismo nuclear, em alusão ao fascínio do artista pelos avanços da ciência na desconstrução do átomo. Tal como inquietações sociais e psicológicas em virtude da destruição causada pelas duas bombas nucleares lançadas em 1945 sobre Hiroshima e Nagasaki.
De acordo com uma nota de imprensa da organização, citada pelo JA Online, mais do que uma exibição artística, a iniciativa simboliza um momento relevante no intercâmbio cultural entre Angola e Espanha, reforçando o compromisso conjunto das instituições envolvidas com a valorização da arte, da cultura e da aproximação entre povos por meio da expressão criativa.
“Em ocasiões anteriores, projectos semelhantes trouxeram ao país colecções de artistas espanhóis de renome internacional, como Joan Miró e Pablo Picasso”, lê-se na nota.