LITERATURA

Escritora Maria Eugénia Neto defende importância de ensinar as crianças

Escritora Maria Eugénia Neto (centro) homenageada pela biblioteca AS Leituras - Edições Novembro
Escritora Maria Eugénia Neto (centro) homenageada pela biblioteca AS LeiturasImagem: Edições Novembro

14/07/2025 12h10

Luanda - A escritora Maria Eugénia Neto defendeu, em Luanda, a importância de ensinar as crianças os feitos dos precursores da literatura nacional, como forma de preservar a identidade cultural e valorizar a história literária de Angola, desde os seus pilares.

Maria Eugénia Neto falava à margem de uma homenagem que lhe foi prestada pela Biblioteca AS Leituras, inserida no projecto “50 anos, 50 homenageados”, que visa reconhecer 50 escritores pelo contributo à literatura infanto-juvenil, segundo o JA Online.

Afirmou que, ao terem contacto com os autores, as crianças acabam por conhecer as suas obras e compreender as motivações que estiveram na base das suas criações.

“É importante que as crianças saibam quem foram os nossos primeiros poetas, contadores de histórias e autores comprometidos com a construção de uma identidade nacional. Isso fortalece a auto-estima e o respeito pela nossa cultura”, sublinhou.

Para a escritora, esse papel deve ser assumido, em primeiro lugar, pelas escolas, por meio da inclusão de conteúdos sobre os precursores da literatura nacional nos programas de ensino, e pelas famílias, bibliotecas e instituições culturais, que devem criar ambientes que incentivem a leitura e promovam actividades que despertem nas crianças o interesse pela história literária de Angola.

Durante a homenagem, Maria Eugénia Neto recebeu um quadro com o seu retrato, um troféu, um certificado de mérito e uma camisola do projecto “50 anos, 50 homenageados”, tendo agradecido pela distinção e destacado a importância de ser lembrada.

“Foi muito agradável ouvir palavras tão simpáticas, sobretudo das crianças, que demonstraram conhecer a minha história. Estou profundamente grata por este gesto”, afirmou.

Carla Luani, de 14 anos, membro da Biblioteca AS Leituras, expressou a sua gratidão ao projecto por permitir conhecer pessoalmente a escritora Maria Eugénia Neto, uma figura histórica para a nação, tendo dito acreditar que a iniciativa serve como um impulso significativo para as crianças, incentivando-as ao interesse pela leitura e pelo mundo literário.

O projecto “50 anos, 50 homenageados", que iniciou em Dezembro do ano passado, já homenageou os escritores Kudijimbi, Cremilda de Lima, Marta Santos, Maria Celestina Fernandes, Kim Freitas, Domingas Monte, David Capelenguela, Jonh Bella, Yola Castro, Carla Severino, entre outros.

Maria Eugénia Neto nasceu em Portugal, em 1934. Em 1948, num círculo de intelectuais africanos, conheceu Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, com quem se casou, tornando-se uma figura incontornável na luta de libertação de Angola.

Mais lidas


Últimas notícias