Filme angolano exibido na segunda edição do Festival de Cinema da CPLP


Luanda - O filme "Njinga: Rainha de Angola", foi exibido na segunda edição do Festival de Cinema da CPLP, realizada em Timor Leste, para saudar o vigésimo nono aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, assinalado a 17 de Julho último.
Nesta segunda edição, a Embaixada de Angola em Timor-Leste, exibiu, a 01 do corrente mês, “Njinga, Rainha de Angola”, um filme biográfico, escrito por Joana Jorge e realizado por Sérgio Graciano, que narra a trajectória de uma guerreira africana no século XVII, chamada Njinga, que tomou as rédeas de seu
reino nas regiões de Ndongo e Matamba, hoje território angolano.
Njinga lutou por 40 anos pela independência de sua terra e pela liberdade de seu povo. sendo reconhecida, a partir daquela altura, como "Rainha Njinga".
O filme estreou nos cinemas de Angola a 8 de Novembro de 2013.
Na abertura da sessão, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola em Timor Leste, José Andrade de Lemos, saudou a iniciativa, promovida pela Embaixada de Portugal naquele país, e realçou a importância do evento nos esforços da CPLP virados para as políticas públicas de promoção cultural e turística.
O Diplomata angolano destacou que a exibição do filme é oportuna, na medida em que "Njinga Mbandi é uma figura heroica na história e considerada um dos principais ícones da resistência africana contra o colonialismo português, na área que actualmente é Angola. É lembrada por suas realizações políticas e militares, permanecendo uma figura relevante na cultura de Angola”.
Saliente-se que, no âmbito das comemorações do vigésimo nono aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Embaixada de Portugal promove a segunda edição do Festival de Cinema da CPLP, iniciada a 21 de Julho último, decorrendo até ao dia 08 do corrente mês.
O referido festival é realizado, em Díli (capital de Timor Leste), em colaboração com o Centro Cultural "Jorge Sampaio", visando exibir filmes e documentários que reflictam as culturas e tradições dos Estados-Membros da CPLP, assim como promover as riquezas culturais e turísticas da comunidade no mundo.
No ano passado, a Embaixada de Angola participou no referido evento com a exibição do documentário “Família Tucker - o Regresso às Origens”, que retrata o trajecto realizado pelos antepassados da família Tucker e apresenta vários pontos turísticos de Angola.
Na sessão do filme angolano esteve presente, entre outras individualidades, a embaixadora de Portugal em Timor Leste, Manuela Bairos, indica uma nota de imprensa da Embaixada de Angola naquele país.