Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Mena Abrantes lança obra poética "devastação e luto em Gaza"

Mena Abrantes lança obra poética "devastação e luto em Gaza"
Mena Abrantes lança obra poética "devastação e luto em Gaza" Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h40 08/08/2025

Luanda – O escritor e dramaturgo angolano José Mena Abrantes lançou, na quinta-feira, em Luanda, a obra poética “Genocidio em Gaza” que retrata os conflitos armados na Palestina.

Composta por mais de 300 páginas e 135 poemas, a obra retrata por meio de versos o sofrimento das pessoas e a destruição das infra-estruturas deste país do Médio Oriente.

O autor destaca vários temas em poema como “Guerra Sagrada”, “Lógica da Morte”, “Traumas”, “Criminosos”, “Líderes”, “O riso e o sangue”, “ O abraço”, entre outros.

Por exemplo, no poema “O abraço”, o escritor descreve as mortes de pessoas por baixo dos escombros, onde depois são removidas as pedras, cimento e ferro restando apenas dores para os familiares.

Ao falar na apresentação do livro, José Mena Abrantes referiu que começou abordar esta temática em 2014, quando passou a escrever alguns artigos na sequência da intensificação dos conflitos em Gaza.

Salientou que é solidário com o povo palestino desde 1983, quando estava numa missão de serviço pela Agência Angola Press (ANGOP) a Tunísia, numa altura em que Israel começou a atacar a Palestina.

Desde esta data, prosseguiu, a Palestina passou a fazer parte das minhas preocupações a nível geopolítico.

Na ocasião, o vice-embaixador da Palestina, Khalil Sawayfa, disse sentir-se grato pelo facto da obra abordar a situação crítica da palestina.

Acrescentou que o livro vai permitir ao povo angolano saber realmente o que os palestinos estão a passar nesta fase sombria.

Disse ainda que vai levar o livro para Palestina, afim de juntar com outras obras de diferentes países que retratam também os conflitos em Gaza.
Informou que actualmente no país continuam os ataques, sobretudo em mesquitas, igrejas e edifícios.
"Actualmente, mais de 95 por cento da cidade está destruída", disse.

José Mena Abrantes é licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira no teatro em Lisboa e, posteriormente, dirigiu um grupo teatral na Alemanha Federal.

É co-fundador da agência noticiosa ANGOP, onde foi chefe de redação e diretor-geral, e posteriormente responsável pelo sector de divulgação da Cinemateca Nacional.

Actualmente é membro da União dos Escritores Angolanos e membro fundador da Academia Angolana de Letras.

PUBLICIDADE