Conferência vai debater importância do reforço das relações entre Angola e Brasil


Luanda - Uma conferência de artistas, intelectuais, agentes e empreendedores culturais, sobre a importância do reforço das relações de Angola e Brasil, assentes na diversidade cultural e num futuro de desenvolvimento sustentável e prosperidade mútua, acontece de 20 a 23 de Novembro próximo, em Luanda.
O Brasil deve participar com 20 artistas para exibições, exposições, espectáculos, encontros e oficinas, inseridas nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional e o Dia da Consciência Negra, com o espírito do Pan-Africanismo.
O projecto, informa o JA Online, surge no âmbito de um encontro de entidades de Angola e Brasil realizado, no pátio da União dos Escritores Angolanos UEA), no passado dia 26 de Julho, representando instituições culturais e cívicas privadas de ambos os países.
O encontro, que dispôs os participantes num formato de “Roda de Conversa”, abordou a necessidade do relançamento da parceria cultural entre os dois países, tendo em vista a possibilidade de geminação da Liga Africana de Angola e o Clube Renascença do Brasil.
Ficou, igualmente, recomendado a criação de condições para a promoção de contactos e correspondências entre artistas dos dois países de diversas disciplinas, como a Literatura, Artes Plásticas, Dança, Teatro, Música, Cinema e Audiovisuais, Carnaval e Artesanato.
Os participantes pretendem, ainda, estudar os mecanismos e procedimentos para mobilizar a sociedade a apoiar a candidatura de Martinho da Vila a ocupar um lugar na Academia Brasileira de Letras. No mês de Novembro, em Luanda, entre a Liga Africana de Angola e o Clube Renascença do Brasil, vão assinar um acordo para o desenvolvimento de actividades conjuntas e afins para as duas instituições.