Escritor Nituecheni Africano vence prémio no Kenya


Luanda - O escritor angolano Nituecheni Africano venvceu, em Nairobi (Kenya), o prémio Sankofa Book Awards 2025, com o romance “O Recluso: O Princípio e o Fim de uma Injustiça”.
O júri, composto por críticos literários, escritores consagrados e especialistas em literatura africana contemporânea, oriundos de vários países, seleccionou o livro do escritor angolano entre dezenas de finalistas de todo o continente africano.
Com uma narrativa poderosa e sensível, o romance destaca-se pela crítica social e profunda reflexão sobre temas como justiça, memória e dignidade humana.
O mesmo será traduzido para as línguas inglesa, francesa e uma das nacionais do Kenya.
Na cerimónia de anúncio do vencedor, a presidente do júri, Wanjiku Mugo, referiu que “o livro é um romance que nos obriga a confrontar as feridas abertas da história recente de África, escrito com maturidade, intensidade e profunda humanidade”.
Por seu lado, Nituecheni Africano manifestou-se satisfeito pela conquista do prémio, salientando que o reconhecimento serve de homenagem à luta por justiça que tantos africanos enfrentaram e continuam a enfrentar.
“O Recluso nasceu da dor, mas também da esperança de que as nossas histórias possam iluminar o caminho. Sinto-me profundamente honrado por este prémio e grato por ver a literatura africana a ganhar cada vez mais o reconhecimento que merece", sublinhou.
Nituecheni Africano vai receber um prémio em dinheiro no valor de cinco mil dólares e o troféu Sankofa, símbolo de resgate e valorização da memória africana.
A cerimónia oficial de entrega do prémio realiza-se a 26 de Setembro próximo, em Nairobi (Kenya), numa gala com a participação de escritores, jornalistas, diplomatas e outras entidades de vários países do continente.
O Prémio Sankofa Book Awards Kenya foi criado para celebrar a excelência literária africana e reconhece obras que resgatam, preservam e reimaginam a experiência africana, por meio das suas diversas vozes e línguas, tendo alcance continental e crescente reconhecimento internacional.
Nituecheni Africano, nascido na província do Huambo, é formado em engenharia informática e telecomunicações pela Universidade Técnica de Angola e em gestão de empresas pela Universidade Lusófona de Portugal.
Conta actualmente com seis romances publicadas, tendo já conquistado cinco prémios internacionais, com destaque para o Fox USA 2024, dos Estados Unidos da América.