APROCIMA propõe criação de Fundo Nacional de Apoio ao Cinema


Luanda - A nova direcção da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), propôs, em Luanda, ao Ministério da Cultura, a criação de um Fundo Nacional de Apoio ao Cinema.
Um comunicado do Ministério da Cultura dá conta que a direcção da APROCIMA propôs, igualmente, a criação de um Festival de Cinematografia angolano e Expansão Comercial.
De acordo o comunicado, as novas estratégias da associação, apresentadas ao ministro da Cultura, Filipe Zau, visam aumentar o acesso à cinematografia na sociedade angolana.
O presidente da associação, Sílvio Nascimento, destacou no encontro a necessidade de obrigatoriedade da carteira profissional do artista e o reforço das relações estratégicas com instituições governamentais.
Sílvio Nascimento reafirmou o seu compromisso em fortalecer o audiovisual em Angola e aproximar as instituições públicas e privadas aos artistas, assegurando que a APROCIMA vai trazer mudanças significativas ao cenário do cinema e do audiovisual em Angola.
O ministro da Cultura, Filipe Zau, expressou o seu apoio às ideias apresentadas, enfatizando a importância do cinema e do audiovisual para a identidade cultural do país, tendo incentivado a nova direcção da associação a buscar parcerias com outras instituições e a envolver a comunidade nas actividades propostas.