Kizomba analisada em seminário no Kenya


Luanda - O impacto do género musical e de dança angolano Kizomba foi analisado em seminário internacional, realizado em Nairobi (Kenya), com participação de diplomatas, estudantes universitários e professores.
Uma nota de imprensa da Embaixada de Angola no Kenya revela que o encontro foi promovido pela associação de Kizomba naquele país da África Oriental, e a sua realização enquadrou-se nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional de Angola.
A iniciativa serviu para transmitir os mais variados aspectos da diversidade da cultura angolana e promover o estilo kizomba, tendo os participantes abordado a origem do estilo de música e dança, seus protagonistas, evolução e impacto em países como o Kenya, Uganda, Sudão do Sul e Tanzânia.
O encontro destacou ainda Angola como um país de inúmeras oportunidades para se investir nos mais variados domínios, com realce para os sectores da agricultura, educação e turismo.
No encontro, foi ainda analisada a importância da diplomacia cultural como uma ferramenta que deve ser continuamente utilizada para promover a identidade nacional e os interesses do país, bem como fortalecer e fomentar o intercâmbio com outras nações.
A Associação de Kizomba do Kenya tem realizado variados eventos internacionais, visando promover o estilo de música e dança, contando actualmente com escolas em sete cidades quenianas, onde nacionais e estrangeiros engajam-se em aprender.
O estilo musical e de dança "Kizomba", que na língua Kimbundu significa encontro festivo, surgiu em Angola na década de 80 do século passado, influenciado pelo Semba e pelo Zouk.