Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Angola participa no "Final Cutin Venice" na Itália

Poster oficial da 82ª edição do Festival Venice Film, em Veneza (Itália)
Poster oficial da 82ª edição do Festival Venice Film, em Veneza (Itália) Imagens: AFP

Redacção

Publicado às 11h25 28/08/2025

Luanda - A longa-metragem intitulada “My Semba” (meu Semba), do realizador angolano Hugo Salvaterra, vai ser apresentada na Bienal de Veneza (Itália), no quadro da décima terceira edição do programa “Final Cutin Venice”, a decorrer de 31 do corrente mês a 02 de Setembro próximo.

Uma nota de imprensa indica que a iniciativa visa apoiar filmes em fase de pós-produção, oriundos de regiões historicamente sub-representadas.

O filme angolano, com uma narrativa poética e socialmente engajada, retrata a vida de três jovens, filhos de um pai debilitado, que enfrentam a vida dura e precária numa metrópole africana, encontrando na música, dança e poesia uma forma de resistência e afirmação.

Segundo a nota de imprensa, o filme, produzido pela “Geração 80”, destaca o semba, ritmo musical tradicional angolano, como metáfora de identidade e memória colectiva, e a sua inclusão no “Final Cutin Venice” representa um passo estratégico e simbólico para o audiovisual angolano.

Esta décima terceira edição acolhe outras sete obras provenientes de diversos contextos geográficos e sócio-políticos, nos géneros ficção e documentário.

O evento é reconhecido por proporcionar acesso directo para distribuidores, programadores de festivais e decisores da indústria, além de oferecer prémios técnicos e serviços profissionais essenciais para a finalização dos projectos seleccionados.

PUBLICIDADE