Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Secretária Executiva da CPLP realça importância da cultura como factor para criações inovadoras

Entrega de diploma ao grupo musical Calema
Entrega de diploma ao grupo musical Calema Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h42 29/08/2025 - Actualizado às 12h11 29/08/2025

Luanda - A importância de impulsionar a inovação, a música, a cultura, e o bem-estar, como factores para a criação de soluções inovadoras e a igualdade de oportunidades, foram destacadas. segunda-feira, pela secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fátima Jardim.

 Este pronunciamento foi feito durante a cerimónia de entrega do diploma de Embaixadores de Boa Vontade ao grupo musical Calema, uma iniciativa do secretariado da CPLP e a Missão Permanente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, segundo uma nota de imprensa.

A diplomata angolana recordou, também, a importância no passado histórico da música, da poesia e da literatura que marcaram desejos heróicos de liberdade, de independência, de projectos comuns que foram e continuam a ser abraçados por heróis de causas.

Reafirmou que a estabilidade e a paz constituem os objetivos centrais da CPLP, sublinhado que esta organização por ser una, está preparada para gerir crises e responder a emergências.

Acrescentou que é imperativo eliminar a pobreza e a fome, proteger a vida e salvaguardar o planeta, em consonância com o lema da soberania alimentar como elemento para o desenvolvimento.

Fátima Jardim referiu que os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade reafirmaram a centralidade da juventude ao distinguirem o grupo Calema com um título honorífico.

Disse igualmente que a música representa cultura, arte e poesia, tendo realçado figuras como Fafá de Belém, Filipe Zau e os próprios Calema, que, na qualidade de Embaixadores de Boa Vontade, através das suas obras e da valorização da cultura lusófona, constituem uma contribuição indispensável para a prossecução dos objetivos comuns da organização.

A secretária Executiva da CPLP felicitou vivamente o grupo musical, em nome da juventude da Comunidade, dando continuidade ao lema adotado no exercício da Presidência de São Tomé e Príncipe da CPLP, “A Juventude e Sustentabilidade".

Após a outorga do título de embaixadores de Boa Vontade da CPLP, os músicos são-tomenses manifestaram a sua satisfação por integrarem a família da Comunidade, referindo que a CPLP faz parte da sua identidade e está presente em tudo o que fazem e vivem.

A cerimónia contou, ainda, com a intervenção do Representante Permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, embaixador Esterline Gonçalves Género, que discorreu sobre a relevância cultural e o percurso dos novos Embaixadores de Boa Vontade da CPLP, e terminou com uma mensagem de felicitação da secretária Executiva da CPLP a Angola, pela vitória no Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket 2025), disputado este mês, em Luanda.

PUBLICIDADE