Secretária Executiva da CPLP realça importância da cultura como factor para criações inovadoras


Luanda - A importância de impulsionar a inovação, a música, a cultura, e o bem-estar, como factores para a criação de soluções inovadoras e a igualdade de oportunidades, foram destacadas. segunda-feira, pela secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fátima Jardim.
Este pronunciamento foi feito durante a cerimónia de entrega do diploma de Embaixadores de Boa Vontade ao grupo musical Calema, uma iniciativa do secretariado da CPLP e a Missão Permanente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, segundo uma nota de imprensa.
A diplomata angolana recordou, também, a importância no passado histórico da música, da poesia e da literatura que marcaram desejos heróicos de liberdade, de independência, de projectos comuns que foram e continuam a ser abraçados por heróis de causas.
Reafirmou que a estabilidade e a paz constituem os objetivos centrais da CPLP, sublinhado que esta organização por ser una, está preparada para gerir crises e responder a emergências.
Acrescentou que é imperativo eliminar a pobreza e a fome, proteger a vida e salvaguardar o planeta, em consonância com o lema da soberania alimentar como elemento para o desenvolvimento.
Fátima Jardim referiu que os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade reafirmaram a centralidade da juventude ao distinguirem o grupo Calema com um título honorífico.
Disse igualmente que a música representa cultura, arte e poesia, tendo realçado figuras como Fafá de Belém, Filipe Zau e os próprios Calema, que, na qualidade de Embaixadores de Boa Vontade, através das suas obras e da valorização da cultura lusófona, constituem uma contribuição indispensável para a prossecução dos objetivos comuns da organização.
A secretária Executiva da CPLP felicitou vivamente o grupo musical, em nome da juventude da Comunidade, dando continuidade ao lema adotado no exercício da Presidência de São Tomé e Príncipe da CPLP, “A Juventude e Sustentabilidade".
Após a outorga do título de embaixadores de Boa Vontade da CPLP, os músicos são-tomenses manifestaram a sua satisfação por integrarem a família da Comunidade, referindo que a CPLP faz parte da sua identidade e está presente em tudo o que fazem e vivem.
A cerimónia contou, ainda, com a intervenção do Representante Permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, embaixador Esterline Gonçalves Género, que discorreu sobre a relevância cultural e o percurso dos novos Embaixadores de Boa Vontade da CPLP, e terminou com uma mensagem de felicitação da secretária Executiva da CPLP a Angola, pela vitória no Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket 2025), disputado este mês, em Luanda.