CINEMA
Angola participa no "Final Cutin Venice" na Itália
28/08/2025 11h25
Luanda - A longa-metragem intitulada “My Semba” (meu Semba), do realizador angolano Hugo Salvaterra, vai ser apresentada na Bienal de Veneza (Itália), no quadro da décima terceira edição do programa “Final Cutin Venice”, a decorrer de 31 do corrente mês a 02 de Setembro próximo.
Uma nota de imprensa indica que a iniciativa visa apoiar filmes em fase de pós-produção, oriundos de regiões historicamente sub-representadas.
O filme angolano, com uma narrativa poética e socialmente engajada, retrata a vida de três jovens, filhos de um pai debilitado, que enfrentam a vida dura e precária numa metrópole africana, encontrando na música, dança e poesia uma forma de resistência e afirmação.
Segundo a nota de imprensa, o filme, produzido pela “Geração 80”, destaca o semba, ritmo musical tradicional angolano, como metáfora de identidade e memória colectiva, e a sua inclusão no “Final Cutin Venice” representa um passo estratégico e simbólico para o audiovisual angolano.
Esta décima terceira edição acolhe outras sete obras provenientes de diversos contextos geográficos e sócio-políticos, nos géneros ficção e documentário.
O evento é reconhecido por proporcionar acesso directo para distribuidores, programadores de festivais e decisores da indústria, além de oferecer prémios técnicos e serviços profissionais essenciais para a finalização dos projectos seleccionados.