MúSICA

Cantora gospel Zila Calei homenageada no Brasil

São Paulo, Avenida PaulistaImagem: Rogério Cassimiro/ MTUR

28/08/2025 11h31

Luanda - A cantora e escritora angolana Zila Calei foi homenageada, na Câmara Municipal do Estado de São Paulo (Brasil), pelo seu activismo contra a desigualdade racial e valorização das raízes da identidade negra.

Numa iniciativa da vereadora brasileira Sandra Alves, foram homenageadas vinte mulheres afrodescendentes, sendo a cantora angolana a única do continente africano.

Zila Calei, que se tem destacado como palestrante e mentora de mulheres, promovendo a cultura angolana e os valores cristãos na Índia, Alemanha, Namíbia, São Tomé e Príncipe, Portugal, Congo e Etiópia, vive há cerca de sete anos no Brasil, onde realiza também trabalhos de cantora, escritora e missionária.

Na cerimónia, realizada esta segunda-feira, a cantora angolana sublinhou a importância de se combater a desigualdade racial, por limitar o acesso de pessoas negras a oportunidades de trabalho, saúde, educação e justiça, sublinhando que ainda existe racismo pela cor da pele, indumentária e origens étnicas africanas.

Por seu lado, a vereadora brasileira Sandra Alves disse que a homenagem é sinónimo de reconhecimento de uma incansável dedicação à valorização da identidade negra e promoção da equidade racial, realçando que a iniciativa é um compromisso para a construção de uma sociedade mais justa e consciente.

Zila Calei nasceu em Benguela e é autora de sete livros, entre os quais “Mulheres de Altar”, “Mulheres Renovadas”, “Rainhas Internacionais”, “Trinta Dias para Mudar a sua Vida” e “Tempo de Realiza”, tendo sido apresentadora do programa infantil “Comboio da Amizade”, na TPA Benguela, e colaboradora nas rádios Benguela e Morena Comercial (privada).

Mais lidas


Últimas notícias