Exposição fotográfica "Expo-Andebol 2025 – O caminho das pérolas" patente em Luanda


Luanda – A exposição fotográfica "Expo-Andebol 2025 – O caminho das pérolas" estará patente, em Luanda, de 16 a 30 do corrente mês, numa iniciativa conjunta da Federação Angolana da modalidade e antigas jogadoras da selecção nacional sénior feminina.
Uma nota de imprensa da Federação esclarece que a exposição, que esteve em exibição, em Benguela, em Maio último, reúne um conjunto de registos fotográficos, alguns dos quais inéditos, que retratam a trajectória da selecção nacional sénior feminina, desde os seus primórdios até as conquistas mais recentes.
Entre imagens de competições, celebrações e bastidores, os visitantes têm oportunidade de rememorar as emoções e as conquistas que marcaram várias gerações de “pérolas” e amantes do desporto, adianta a nota.
“Mais do que uma exposição, trata-se de uma celebração do desporto angolano, da dedicação dos nossos atletas e da paixão de um povo que sempre apoiou a sua Selecção”, disse Maura Faial, curadora da exposição.
A inauguração vai estar patente na Academia BAI, em Luanda, com entrada gratuita, de modo a permitir que todos possam fazer parte da brilhante trajectória das “pérolas”, denominação da selecção.
Com esta iniciativa, que se enquadra nas celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional, a Federação pretende reforçar a importância do andebol como um dos pilares do desporto nacional e ferramenta utilitária no empoderamento da mulher.
A exposição reflecte uma linha do tempo tecida com fotografias dos principais momentos das “pérolas”, desde 1980, quando ainda não competia oficialmente, a 2024, ano da conquista do seu décimo sexto e mais recente título africano.
Nesta trajectória ilustrada contam igualmente as meritórias presenças em campeonatos do mundo, jogos olímpicos e pan-africanos, sendo uma iniciativa cultural que pretende preservar a memória e valorizar o papel do desporto, especialmente o andebol, na construção da identidade nacional.