Cineasta angolano convidado a participar na residência artística em São Tomé e Príncipe


Luanda - O cineasta angolano Mawete Paciência, realizador do “O Perverso”, foi convidado a participar, na qualidade de mentor, na residência artística da 3.ª Edição do São Tomé Film Lab (STFL), que terá lugar de 28 deste mês a 2 de Outubro, na Roça São João dos Angolares, em São Tomé e Príncipe.
O STFL, segundo notícia do JA Online, é um programa sem fins lucrativos que promove jovens talentos do sector do Audiovisual e Cinematográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Dirigido a realizadores entre os 18 e os 35 anos, o programa centra-se em projectos de documentários e curtas-metragens de ficção, oferecendo mentoria intensiva, capacitação técnica e apoio em todas as fases de desenvolvimento dos projectos.
Este ano, foram seleccionados sete projectos provenientes dos Estados-membros da CPLP, a fim de fazer uma imersão criativa de cinco dias.
Durante esse período, os participantes vão ter acesso a oficinas, consultorias personalizadas e sessões de mentoria com profissionais de referência no sector - como é o caso do realizador angolano em poder partilhar a sua experiência, sensibilidade artística e olhar singular como mentor desta edição, acompanhando os projectos durante a residência.
O São Tomé Film Lab é uma iniciativa da Tela Digital Media Group, em parceria com a ASSECOM-CA e a ON TIME Entertainment.
Mawete Paciência Kiama, nasceu em 1981, em Luanda, e entrou para o mundo das artes com nove anos, por intermédio da música gospel. Produtor e realizador há mais de dez anos, abraçou o mundo do cinema em 2005, tem, actualmente, no mercado, filmes como “Negligência Médica”, “Mistério de Anguita”, “O Resgate”, “Cicatrizes”, “Rastos de sangue” e 20 videoclipes, além de participações com produção executiva na parceria entre Argentina e Angola em “Los dioses de água”.
Mawete Paciência trabalhou numa mini-série televisiva intitulada “O Lado Escuro da Vida”, um projecto cinematográfico para a TV angolana. A mini-série relata temas sociais e aborda o lado negro da fama ilusória, luxo, aparência e da moda.