PROMOçãO CULTURAL
Filipe Zau defende acção eficaz na promoção da cultura nacional

26/09/2025 12h19
Luanda – O ministro da Cultura, Filipe Zau, exortou, esta quarta–feira, em Luanda, a uma maior dedicação e esforço na promoção de uma acção cultural eficaz, coesa e orientada para o desenvolvimento sustentável.
Ao discursar na tomada de posse de responsáveis da direcção e chefia do seu ministério recentemente nomeados, Filipe Zau defendeu uma actuação coordenada para o reforço de uma cultura institucional baseada na cooperação, eficiência e compromisso colectivo, tendo em conta a crescente visibilidade e responsabilidade da cultura nacional.
Na ocasião, Filipe Zau enfatizou a necessidade de a Direção Nacional dos Museus impulsionar actividades inclusivas e focadas na valorização do património cultural angolano, salientando a importância do trabalho conjunto e articulado entre todas as áreas do Ministério.
Destacou os desafios estruturais da Agência Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (ANICC), apelando à inovação, dinamismo e apoio efectivo aos operários da cultura, enquanto pilares fundamentais para o desenvolvimento das indústrias criativas no país.
Na cerimónia, tomaram posse Sidónio Domingos, director Nacional dos Museus, Marlen Kámia Kamando, chefe do Departamento de Fomento às Actividades Criativas da Agência Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (ANICC) e Nelson Pinto, director da Casa Museu Óscar Ribas.
Foram ainda empossados Adriano Mota, chefe de Departamento de Museografia da Casa Museu Óscar Ribas, e Inocêncio de Oliveira, chefe de Departamento de Investigação Científica da Casa Museu Óscar Ribas.