Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Alex Machado apresenta exposição "Ecos da Infância"

Exposição Ecos da Infância de Alex Machado mostra a pureza das crianças
Exposição Ecos da Infância de Alex Machado mostra a pureza das crianças Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h41 10/10/2025

Luanda - O artista plástico angolano Alex Machado apresenta, desde esta quarta-feira, em Luanda, uma exposição designada "Ecos da Infância" que retrata o universo visual infantil, símbolo de memória colectiva, continuidade cultural e esperança num futuro mais humano.

Uma nota de imprensa da Fundação Arte e Cultura, onde está patente a exposição, até 28 do corrente mês, indica que a mesma convida a mergulhar num universo visual onde a infância é celebrada como símbolo de memória colectiva.

“Ecos da Infância” é um tributo visual à diversidade cultural dos povos do Sul de Angola, como os Mucubais, Hereros, Ovambos, Himbas e Khoisan”, adianta a nota, referindo que Alex Machado, com uma sensibilidade única, retrata rostos jovens que, mesmo em cenários de adversidade, irradiam pureza, dignidade e beleza desarmada.

Segundo a fundação, cada grupo étnico-linguístico carrega um legado ancestral profundamente enraizado em práticas sociais, linguísticas e estéticas próprias, manifestadas nos rituais, trajes, penteados, marcas faciais e, sobretudo, na forma como educam e cuidam das suas crianças.

Nesta mostra, o artista plástico Alex Machado convida a mergulhar num universo onde o olhar e o sorriso das crianças se tornam símbolos de força e de continuidade cultural.

“A infância, entre os povos do Sul de Angola, não é apenas uma fase da vida, é o coração da transmissão cultural”, lê-se na nota, que esclarece que é, através das crianças, que os saberes, valores comunitários e laços com a terra são preservados e renovados.

Cada penteado minuciosamente elaborado, cada traço corporal é também um sinal de identidade, de pertença a um povo, a um clã, a uma narrativa viva, sublinha a nota, salientando que Alex Machado capta, com respeito e profundidade, este universo de significados, sendo as suas obras testemunhos visuais de uma África que resiste, se reinventa e se afirma através dos seus filhos.

Alex Machado iniciou a sua carreira artística, em 2020, com participações em exposições colectivas em Luanda, e, em 2023, participou na exposição Mosaico (Luanda e Cuanza Sul) e na colectiva Voltar a Reunir, promovida pela Sky Gallery.

Em 2024, destacou-se na exposição ENSA Arte, no Museu da Moeda, com as obras “União Faz a Força” e “Nossa Felicidade”.

PUBLICIDADE