Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realiza-se em Cabo Verde

Décimo terceiro Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realiza-se em Cabo Verde
Décimo terceiro Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realiza-se em Cabo Verde Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h17 15/10/2025

Luanda - A décima terceira edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realiza-se, de 16 a 18 do corrente mês, na cidade da Praia (Cabo Verde), sob o lema “Independência, Literatura, Inteligência Artificial”.

Fonte da organização deu a conhecer que está prevista na abertura oficial do evento, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em conjunto com a Câmara Municipal da Praia, uma intervenção do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves.

A presente edição assume particular pertinência e actualidade, estando agendados temas de reflexão sobre os reptos "de hoje e do devir, a médio e a longo termo, no que respeita à arte, à cultura e à literatura das
sociedades humanas, num contexto quase de ficção científica, quase de invenção pura, de
máquinas que saberão pensar, que saberão, quiçá, até imaginar e sentir", esclarece a fonte em comunicado.

Os participantes vão abordar temas ligados “A literatura e o desenvolvimento: o contributo da UCCLA”, “Literatura, Liberdade e Humanização: 50 Anos de Independência” e “Cultura e Inteligência Artificial”.

Recorde-se que já participaram em anteriores edições renomados escritores premiados com os mais importantes galardões literários da lusofonia, incluindo seis vencedores do Prémio Camões, designadamente Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, Germano Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto.

O encontro reúne escritores, investigadores, editores, professores, críticos literários e leitores de vários países e regiões do espaço lusófono, promovendo o diálogo em torno do tema em análise.

O programa coloca a Inteligência Artificial no centro das questões que hoje atravessam a criação literária e o futuro do livro, adiantou a fonte.

Nesta edição, soube-se, estará, também, em foco o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, num ano em que se assinala os 50 anos das independências em vários países de língua oficial portuguesa.

Entre outros, já confirmaram participação os escritores Israel Campos, de Angola, Ozias Filho, do Brasil, Adolfo Lopes, Arménio Vieira, Dina Salústio, Germano Almeida, Hélio Varela, Manuel Pereira Silva, Nardi Sousa, Paulo Veríssimo e Princezito, de Cabo Verde, Teresa Moure Pereiro, da Galiza, Emílio Tavares Lima, da Guiné-Bissau, Joaquim Pereira, de Macau/China, Sérgio Raimundo, de Moçambique, Hélia Correia, Isabel Castro Henriques, João Pinto de Sousa, Manuel Alegre e Ricardo Araújo Pereira, de Portugual, Alice Goretti Pina, de São Tomé e Príncipe e Claúdio Silva, luso-angolano.

PUBLICIDADE