Diplomatas destacam impacto do projecto ResiliArt Angola
Luanda - Representantes diplomáticos e institucionais, destacaram, recentemente, o impacto do projecto ResiliArt Angola da American Schools of Angola como elo entre expressões culturais mundiais, segundo notícia do JA Online,
Os depoimentos foram prestados na Ilha do Mussulo, durante o processo de criação de obras dos artistas plásticos participantes da residência artística, um momento de intercâmbio e produção colectiva voltado para a promoção da paz e resolução de conflitos, por intermédio da arte.
Quanto à relevância de iniciativas culturais, como ResiliArt Angola, no fortalecimento de valores humanos e solidariedade entre artistas e comunidades, Delvecchiod Di Marcio, director de Comunicação e Estratégias da Cruz Vermelha, considera que o projecto é impulsionador e de proximidade, valorizando culturas, por via da arte, palco de motivação que estimula o desenvolvimento cultural e crescimento identitário.
Em relação aos princípios estruturantes do programa, empoderamento e inclusão social, salientou que o ResiliArt Angola corresponde a expectativas de inclusão e preservação identitária, fomentando a participação activa no campo Artístico e Social.
Por seu lado, o embaixador da Roménia em Angola, Florin Tudorie, ao abordar o contributo de acções culturais como o ResiliArt Angola na diplomacia cultural entre Angola e Nações parceiras, disse que o mesmo observa uma função essencial, acompanhando a sua programação há algum tempo.
A presente edição, ressaltou, reúne criadores de Angola e de outras regiões do mundo para sensibilizar sobre a cessação de conflitos e consolidação da paz por meio da arte.
Sobre a relevância da presença de artistas internacionais oriundos de Moçambique e Rwanda no fortalecimento dos laços culturais entre países africanos e lusófonos, Florin Tudorie reconhece essa união como símbolo de conexão universal, em que a arte representa um elemento único, independente das origens geográficas.