PATRIMóNIO CULTURAL

Especialistas da UNESCO restauram património em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo projecta Angola no mundo - DR
Mbanza Kongo projecta Angola no mundoImagem: DR

24/10/2025 07h49

Luanda - Três especialistas da UNESCO encontram-se, desde segunda-feira última, em Mbanza Kongo (província do Zaire) para procedem ao levantamento do estado actual de conservação para posterior restauração das ruínas da antiga Sé Catedral, denominada Kulumbimbi.

Em declarações à Angop, o director do Museu Regional do Reino do Kongo, Avelino Manzueto, disse que a deslocação da equipa de especialistas franceses a Mbanza Kongo resulta de um acordo que visa requalificar a antiga Sé Catedral que apresenta sinais de degradação na sua estrutura, devido às intempéries, aliada ao tempo desde que foi erguida, em 1491, por missionários católicos.

Realçou que o monumento histórico, localizado na cidade de Mbanza Kongo, Património Mundial da Humanidade, clama por uma intervenção urgente para evitar situações imprevisíveis.

“O Kulumbimbi já apresenta algumas fissuras na sua estrutura arquitectónica. A vinda dos técnicos franceses especializados em gestão e conservação de bens históricos é importante para inverter este quadro”, enfatizou Avelino Manzueto.

A antiga Sé Catedral ou simplesmente Kulumbimbi faz parte dos monumentos que contribuíram para a inscrição e elevação do Centro Histórico de Mbanza Kongo a Património Mundial, a 08 de Julho de 2017.

Além dos três especialistas franceses, a equipa, que trabalha em Mbanza Kongo até esta sexta-feira, é integrada pelo director-geral adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural do Ministério da Cultura, Emanuel Caboco.

Os especialistas franceses vão, igualmente, proceder ao levantamento da parte interior do Museu Regional do Kongo, para uma eventual intervenção nos próximos tempos.

Importa salientar que, recentemente, o Executivo angolano, através de um decreto presidencial, aprovou um programa que visa a requalificação dos monumentos e sítios históricos da cidade de Mbanza Kongo para conferir maior dignidade aos referidos espaços e a consequente atracção de mais turistas nacionais e estrangeiros.

Mais lidas


Últimas notícias