António Jacinto vence Prémio Nacional de Cultura e Artes
Luanda - O escritor António Jacinto venceu esta sexta-feira, a título póstumo, o Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura, anunciou, em Luanda, o Ministério da Cultura.
Nesta edição especial 2025, que homenageia todos os operários de cultura e preserva a adversidade cultural angolana, venceu na categoria de Música a compositora Rosita Palma, no Teatro o Circuito Internacional de Teatro com o projecto “A Cultura para todos", e na Dança o músico e coreógrafo Tony Amado.
Nas Artes Visuais e Plásticas o prémio recaiu para a estilista Elisabeth dos Santos, no Cinema e Audiovisual a série documental "O Processo", dos realizadores Hélder Filipe e Renata Torres, e nas Ciências Humanas e Sociais a obra "Angola: Desde antes da sua criação pelos portugueses até ao êxodo destes por nossa criação" do escritor Carlos Manuel.
Os prémios serão entregues no dia 20 deste mês, segundo a presidente do júri, Maria Ramos, na cerimónia de anúncio dos vencedores.
Maria Ramos sublinhou que o acto de reconhecimento de figuras e projectos culturais caracteriza a expressão, excelência e valorização do trabalho criativo e de investigação desenvolvido pelos mais destacados artistas, investigadores e outros especialistas no domínio da Cultura e das Artes.
Referiu que nesta edição especial em comemoração dos 50 anos da Independência Nacional houve um olhar para outras subcategorias, em que foram distinguidas algumas das personalidades supra citadas.
Desde 2000, este galardão é outorgado anualmente pelo Departamento Ministerial que superintende as Artes e a Cultura, com o propósito de incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica nas áreas das ciências humanas e sociais.
O Prémio Nacional de Cultura e Artes compreende as categorias de Literatura, Artes Visuais e Plásticas, Teatro, Dança, Música, Cinema e Audiovisual e Ciências Humanas e Sociais, e, para o seu funcionamento, conta com um júri constituído por 14 individualidades de reconhecido mérito e idoneidade.