Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Documentário sobre repatriamento de elefantes para a fauna angolana exibido em Londres

Realizadores do comentário sobre retorno de elefantes
Realizadores do comentário sobre retorno de elefantes Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h41 28/11/2025 - Actualizado às 12h41 28/11/2025

Luanda - Um documentário de 30 minutos sobre o repatriamento de elefantes para a fauna angolana, fugidos, durante o conflito armado que assolou no passado o nosso País, foi exibido, quinta-feira, em Londres.

 Os animais foram transportados com segurança, respeitando todos os cuidados veterinários, da Reserva Natural de Okonjati, Namíbia, para a Área de Conservação de Cuatir, sul de Angola , de regresso ao habitat natural, refere uma nota de imprensa enviada ao JA Online.

A operação inspirou o realizador e operador de câmara escocês, Byron Space, que viajou para a Namíbia e Angola, com uma equipa de produção, mobilizando helicópteros, meios de transporte terrestres e drones.

A exibição do documentário, bastante concorrida, com o título “Uma Terra para Gigantes", na sala de cinemas de uma unidade hoteleira de Londres, contou com diplomatas, representantes da Organização britânica Halo Trust, jornalistas, operadores turísticos , representantes de agências de viagens e ambientalistas.

Quanto ao realizador do filme, Byron Pace, disse que ficou encantado com as empolgantes paisagens e a fauna angolana durante as filmagens.

“Angola é um país com belíssimos espaços turísticos, clima, praias, fauna e flora . E este documentário é um contributo para que organizações ambientais e Governos possam apostar forte na conservação da natureza e promover o ecoturismo”, disse.

A chefe de operações da Halo Trust para Angola, Lucy Collins, presente na cerimónia, destacou a parceria com o Governo angolano na desminagem do País, como um compromisso para relançar o ecoturismo e promover o desenvolvimento sustentável dos angolanos, conclui o documento.

PUBLICIDADE