BNA apresenta "Luanda - Semana de Arte"
Luanda - A primeira edição da exposição “Luanda semana de arte”, com foco na valorização da arte nacional, foi inaugurada, sexta-feira última, no Museu da Moeda, em Luanda, numa promoção do Banco Nacional de Angola (BNA).
Uma nota de imprensa indica que a exposição está patente até 14 do corrente mês, e reúne cerca de 30 participantes, entre cineastas, investigadores, curadores e pensadores, visando reflectir e valorizar a criação artística nacional.
A exposição engloba 50 obras de arte, nas áreas da pintura, escultura, instalação, performance e vídeo, e reflecte a diversidade das linguagens artísticas de Angola, com o título “inventar o amanhã, com as memórias de ontem”.
A programação inclui dois fins-de-semana de ciclos de cinema nacional para destacar a produção cinematográfica do país.
A curadoria da exposição é composta por Jorge Cohen e Dreça Lema.
Estarão em exibição várias longas e curtas-metragens e conversas em torno dos temas exibidos, assim como palestras e mesas redondas dedicadas à reflexão e valorização da criação artística nacional.
Com uma abordagem multifacetada e inclusiva, a exposição “Luanda semana de arte”´ pretende traçar pontes entre diferentes campos criativos, do universo visual ao cinematográfico, do pensamento crítico à expressão plástica, fortalecendo o diálogo entre gerações e geografias nacionais.
Com esta iniciativa, o BNA reafirma o seu empenho em promover a cultura como elemento fulcral de auto-valorização e como pilar essencial do desenvolvimento nacional, contribuindo para o reconhecimento dos artistas, fortalecimento das indústrias criativas e consolidação de um ecossistema cultural dinâmico, crítico e sustentável.