Conjunto Dizu Dietu uma referência na preservação da música nacional
Luanda - O Conjunto Dizu Dietu continua a ser uma referência no mercado musical luandense e a direcção artística promete continuar a trabalhar no resgate e valorização dos ritmos nacionais, assim como na gravação de temas originais e regravações de clássicos para um projecto discográfico.
O grupo celebrou mais um ano de existência na sexta-feira e o seu mentor, Ilídio Brás, da Brasom, reiterou esse compromisso com a cultura nacional.
Em declarações, domingo, ao Jornal de Angola, aproveitou para agradecer os parceiros, cantores, instrumentistas e amantes da música nacional que os têm acompanhado.
Há quatro anos um grupo de artistas se juntou com o propósito de “fazer a vida mais alegre e divertida”. Por isso, propuseram-se fazer com mestria e paixão, música de raiz na esperança de continuar na preservação e valorização da cultura angolana.
O responsável anunciou a realização de um evento comemorativo no “Domingos à Nossa Maneira” a ser realizado no dia 21 do mês corrente.
O Conjunto Dizu Dietu optou por celebrar no Prova d’Art Miramar, porque tem uma parceria e é um lugar que consideram como “a nossa casa”. O espectáculo não se realizou, ainda, por conta da agenda do espaço e de alguns integrantes do grupo.
O cartaz, segundo Ilídio Brás, vai ser aleatório e com muitas surpresas e a participação de grande parte dos cantores que foram acompanhados pelo grupo e instrumentistas ao longo dos quatro anos de caminhada pela música popular urbana angolana.
O responsável lamentou a demora para a concretização da gravação dos temas promocionais do disco e prometeu realizar, no próximo ano, o lançamento do single. Outra pretensão para 2026, garantiu, é a digressão por algumas províncias e apresentações no exterior do país.
Teddy Nsingui e Rául Tollingas fazem um balanço positivo do projecto pela oportunidade de permitir que partilhem o mesmo palco e momentos com artistas mais jovens. O guitarrista Dário é a prova de que o Dizu Dietu está preocupado com a passagem de testemunho, o jovem entrou aos 18 anos.
O tecladista Berlin Bass diz que tem vivido um sonho e aprendido muito ao ser incorporado no projecto para substituir, provisoriamente, Mias Galhetas. Um dos grandes momentos que viveu foi o concerto comemorativo dos 80 anos de Dionísio Rocha.
Com os nomes sonantes da nossa música, como Tedy Nsingui, Raul Tollingas, Lito Graça, Mias Galhetas e Rufino Cipriano e novos integrantes como Legalize, Bucho, Yark Spin e Luís, o Conjunto Dizu Dietu surgiu, formalmente, a 12 de Dezembro de 2021.