Músico Moreno Paim apresenta "50 Vozes de Ouro da Kizomba"
Luanda – O músico e estilista angolano Moreno Paim apresentou, domingo último, na cidade do Huambo, o seu livro “50 Vozes de Ouro da Kizomba - A Kizomba é Angolana”.
Com 180 páginas e uma tiragem de dois mil exemplares, o livro conta histórias, curiosidades e legados de cantores e compositores, que transformaram o género musical Kizomba em símbolo de identidade nacional e ponte cultural com o mundo.
Em declarações à imprensa, Moreno Paim disse que o livro foi escrito em Angola, editado em Portugal e impresso no Brasil, contendo elogios e homenagens aos músicos, assim como narrativa sobre festivais ocorridos em Angola e uma entrevista exclusiva ao músico e compositor Eduardo Paim, enquanto precursor do estilo.
Realçou que a obra conta com 50 elogios bibliográficos sobre os trabalhos dos músicos para a transformação do que é actualmente a Kizomba, nascida em Angola, através dos artistas Eduardo Paim, Paulo Flores, Ricardo D´Abreu, Luandino de Carvalho, Ruca Van-Dunem, entre outros
Afirmou que achou necessidade de escrever sobre a Kizomba, há 20 anos, para inspirar a nova geração a investigar mais sobre o estilo, que nasceu da fusão entre o Zouk e o Semba.
O livro começou por ser comercializado no Brasil, em Outubro último, e, em Luanda, a 05 do corrente mês.
Valentino Jaime Paim Pedro, artisticamente conhecido como Moreno Paim, é apresentador de televisão, músico e designer, com ligação aos meios de comunicação a partir dos 10 anos de idade, na Rádio Nacional de Angola, no programa infantil.
Aos 15 anos, ingressou na Televisão Pública de Angola, onde deu vida a múltiplos personagens no programa Carrossel, actuando como apresentador, repórter e manipulador de marionetes.