Historiadores pretendem divulgar História do país
Luanda - Historiadores angolanos e estrangeiros pretendem criar, nos próximos tempos, uma associação para promover a investigação histórica e divulgar a História do país, informou, terça-feira, em Luanda, o líder da comissão instaladora.
Segundo o JA Online, Tiago Mutombo, que falava durante a reunião construtiva, avançou que se trata de uma organização socioprofissional de carácter científico, que congrega profissionais nacionais e estrangeiros que actuam na investigação, bem como na promoção e conservação do património histórico-cultural de Angola e outros espaços.
“Nos próximos dias, vamos apresentar a nossa proposta de Estatuto ao Ministério da Justiça, para seguir todos os passos conforme manda a lei”, afirmou, tendo avançado que após a legalização da associação, será criada uma revista angolana de história, com várias abordagens temática.
Tiago Mutombo esclareceu, ainda, que o objectivo é aprimorar e fortalecer o estudo, a pesquisa e a divulgação do conhecimento histórico, bem como promover a defesa e conservação das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos das ciências históricas.
“Pretendemos, também, incentivar o exercício livre das actividades investigativas dos historiadores e a renovação da comunidade científica, dando especial relevo, ao ensino, divulgação de problemas e dos resultados das pesquisas sobre os mesmos a nível da História nacional, africana e universal”, frisou.