PATRIMóNIO CULTURAL

Angola defende medidas para salvaguardar bens culturais

Secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de JesusImagem: Edições Novembro

03/12/2025 13h13

Luanda - A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, defendeu, esta segunda-feira, em Paris (França), a necessidade dos Estados adoptarem ferramentas e recursos para implementar medidas preventivas eficazes que salvaguardem os bens culturais em tempo de paz.

Falando na décima sexta reunião das altas partes contratantes da Convenção de Haia de 1954, que trata sobre a protecção de bens culturais em caso de conflito armado, defendeu a criação de inventários nacionais, planos de emergência e o uso do emblema do Escudo Azul.

Adiantou que Angola reconhece que o restauro e a recuperação de bens culturais, após os conflitos, são actos de resiliência e de investimento directo no futuro das comunidades.

Reiterou o compromisso do seu país com a convenção, apelando a todas as altas partes contratantes para que reforcem a cooperação internacional e o financiamento de acções que visem transformar o património cultural numa ponte de diálogo.

Destacou o papel central que a protecção e a valorização do património cultural desempenham no processo de reconstrução nacional, reconciliação e consolidação da paz no país.

Mais lidas


Últimas notícias