Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Ministro da Cultura felicita Elias dia Kimuezo pelos nonagésimo aniversário

Rei da música angolana, Elias dia Kimuezo
Rei da música angolana, Elias dia Kimuezo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h26 03/01/2026

Luanda - O ministro da Cultura, Filipe Zau, felicitou, esta sexta-feira, o rei da música angolana, Elias dia Kimuezo, pelo seu nonagésimo aniversário natalício.

Na sua mensagem de felicitações, Filipe Zau recorda que Elias José Francisco, com o nome artístico Elias dia Kimuezo, nasceu a 02 de Janeiro de 1936, no bairro Marçal, em Luanda, e começou a sua carreira em 1950, no grupo “Ginásio”, como compositor.

"Em 1956, apareceu como intérprete e tocador de bate-bate, no conjunto Kizomba, do município do Sambizanga. Na época fundou o conjunto Dikundus, constituído por operários fabris, onde Elias dia Kimuezo era o vocalista principal", lê-se na mensagem do ministro da Cultura.

Segundo Filipe Zau, o título de Rei da Música Angolana surge na década de 60, quando o Centro de Informação e Turismo de Angola (CITA) consagrou Elias dia Kimuezo "Rei da Música Tradicional Angolana".

Depois da independência de Angola, a União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) e o Ministério da Cultura reconfirmaram o título.

No início da carreira artística, Elias dia Kimuezo ganha popularidade por usar a língua kimbundu, como forma de expressar os seus sentimentos.

Em 1969, foi a Portugal com o grupo Rebita, onde teve a oportunidade de participar num concurso musical em Santarém, onde Angola obteve o segundo lugar.

"Dando sequência aos êxitos conquistados, Elias fez um contrato com a editora Valentim de Carvalho, e gravou três LP, com destaque para “Etiqueta Angola”, que teve a participação dos músicos Rui Mingas, Teta Lando e Barceló de Carvalho “Bonga”", sublinha Filipe Zau na sua mensagem.

PUBLICIDADE