Cultura

Cultura


PUBLICIDADE

Morreu o poeta e cronista Manuel Vitória Pereira

Manuel Vitória Pereira
Manuel Vitória Pereira Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 12h41 09/01/2026 - Actualizado às 12h41 09/01/2026

Luanda - Morreu, quarta-feira, em Luanda, o professor, poeta, cronista e antigo vice-presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), Manuel de Vitória Pereira, aos 67 anos, vítima de doença, no Hospital Militar, em Luanda.

 O malogrado, segundo notícia do JA Online, que também era conhecido por “homem de múltiplos ofícios e talentos”, destacou-se como um incansável missionário do ensino, das artes e das ideias.

Ao longo da sua vida, foi um fervoroso defensor da circulação do conhecimento, da dignidade do pensamento crítico e da justiça social, valores que orientaram a sua acção pública e marcaram várias gerações de angolanos.

Em vida, deu aulas em Moçâmedes (Namibe), Lubango ( Huíla) e Luanda, cidades que foram os principais palcos do seu activismo multidisciplinar.

Nessas cidades, que se tornaram verdadeiros quartéis-generais da sua intervenção intelectual e cultural, promoveu assembleias, incentivando debates de ideias e deu expressão à sua veia artística, afirmando-se como uma referência ética e intelectual no panorama nacional.

Além da docência e da escrita, encontrou na música e na poesia formas privilegiadas de intervenção social, usando a arte como instrumento de consciência, resistência e afirmação da identidade cultural angolana.

 Manuel de Vitória Pereira, nascido a 26 de Agosto de 1958, na cidade de Moçâmedes, era casado e pai de três filhos e era formado pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Angola

PUBLICIDADE