Sétima edição do Festival Internacional de Cinema exibe 50 filmes
Luanda – Cinquenta filmes estão em exibição na sétima edição do Festival Internacional de Curta Metragem da Kianda, denominado "Fesc-Kianda", aberta esta sexta-feira, em Luanda.
Na abertura do festival, o director do evento, Vânio Almeida, disse que as exibições das curtas-metragens vão ocorrer de 24 a 29 do corrente mês, de forma híbrida, em Angola e no Brasíl".
Explicou que estão em exibição 10 documentários, igual número de desenhos animados e 30 curtas-metragens com temas e conteúdos escolhidos pelos concorrentes.
Alusivo aos 450 anos da cidade de Luanda, que se assinalou este domingo, Vânio Almeida revelou que nesta edição o prémio do vencedor é de um milhão de kwanzas, 500 mil para o segundo e 100 mil para as outras categorias.
Por outro lado, referiu que a presente edição homenagea o realizador angolano Óscar Gil, pelo seu contributo no desenvolvimento do cinema em Angola.
A agenda do evento inclui sessões cinematrográficas, mostras competitivas e não competitivas de curtas-metragens, palestras e painéis de debates com profissionais da indústria, workshops e master classes, bem como formação técnica e artística para cineastas emergentes.
Constam igualmente encontros de negócios e espaços de interacção entre realizadores, produtores, empresários, empresas e investidores, além de uma exposição fotográfica e feiras.