HOMENAGEM

Homenageadas figuras das artes e cultura

Ministro da Cultura, Filipe Zau, homenageou figuras das artes e cultura no Dia da Cultura NacionalImagem: Edições Novembro

11/01/2026 09h30

Luanda - Personalidades ligadas às artes e cultura foram homenageadas, em Ndalatando (província do Cuanza Norte), no quadro das comemorações do Dia da Cultura Nacional, assinalado quinta-feira última (08).

Na cerimónia, que foi presidida pelo ministro da Cultura, Filipe Zau, foram distinguidos com diplomas de mérito escritores, músicos, artistas plásticos, agentes culturais, entre outros operadores do sector.

Filipe Zau enalteceu o contributo dos homenageados na promoção da paz e reconciliação nacional, recordando que a cultura constitui uma trave mestra na valorização de um novo sentido de pertença identitária e patrimonial, unidade nacional e caminho para o progresso económico e bem-estar social.

Sublinhou que o Executivo assume a cultura como um pilar de desenvolvimento sustentável, de promoção da cidadania activa e dinamização da economia criativa, sendo um espaço de liberdade consciente, compromisso cívico e construção permanente do bem-comum, contribuindo para uma Angola mais unida e confiante no seu próprio destino.

Defendeu uma cultura que eduque consciências, mobilize vontades e ultrapasse constrangimentos, e seja fonte de emprego, geradora de rendimento e promotora de oportunidades para os criadores.

Destacou os investimentos realizados pelo Executivo, nos últimos anos, em equipamentos culturais, centros culturais, salas de teatro, casas de espectáculos e infra-estruturas dedicadas a exibição e difusão de conteúdos audiovisuais nacionais.

Entre os as figuras homenageadas destacam-se o político e escritor Mário Coelho Pinto de Andrade (a título póstumo), o bispo da diocese de Ndalatando e escritor Dom Almeida Kanda, os escritores Manuel António da Costa “Canjungo”, Lopo do Nascimento e Manuel Pedro Pacavira (a título póstumo).

Foram também homenageados Dom Anastácio Cahango, Rosária Manuel da Silva “Totonha” (a título póstumo), Sebastião Pedro Cristóvão “Nga Mbaxi” e João Mwanza André, assim como os grupos carnavalescos Associados da Camunday e União Chá de Caxinde.

A antiga desportista Ana Paula do Sacramento Neto, a artesã Manuela Antónia Francisco Sonhi Quelies, o músico Gabriel Domingos, bem como o antigo e o actual sobas grandes do Cazengo, José Ferreira da Silva e Costa “Zé Lino” e Custodio Domingos Sebastião Jacinto, respectivamente, foram homenageados.

Na ocasião, foram igualmente homenageados alguns quadros do Ministério da Cultura, com destaque para a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.

Mais lidas


Últimas notícias