LITERATURA
Lançado livro sobre participação feminina na vida política
22/01/2026 09h35
Luanda - As deputadas à Assembleia Nacional Esperança Pembele, Ana Maria João e Maria Odeth Tavares lançaram, esta terça-feira, em Luanda, o livro "O Papel das Mulheres no Fortalecimento do Parlamento Angolano: Desafios e Perspectivas".
Apresentado pelo deputado Vigílio Tyova, o livro narra a história da evolução da participação feminina no parlamento angolano, evidenciando o seu contributo para o fortalecimento da democracia, representatividade do género e igualdade de oportunidades.
De acordo com as autoras, a obra aborda o percurso das mulheres, desde os primórdios da actividade parlamentar, destacando figuras precursoras que, em contextos marcados por profundas desigualdades do género, assumiram a defesa dos direitos fundamentais, com impacto nas áreas da educação, saúde, protecção da família e dignidade humana.
O livro traz também uma abordagem sobre a crescente presença das mulheres em cargos de elevada responsabilidade, realçando o seu papel na elaboração legislativa, fiscalização da acção governativa e promoção de políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Prefaciado pela deputada Idalina Valente, o livro, que exalta os avanços alcançados no processo de empoderamento da mulher, analisa os desafios ainda existentes e as perspectivas para uma participação feminina mais efectiva, sustentável e estrutural nos espaços de decisão política.
Durante a cerimónia, foi ainda lançado o livro "Resíduos Que Geram Riquezas: Os desafios da Sustentabilidade Ambiental em Angola", da autoria da deputada Esperança Pembele.
Esperança Pembele, igualmente ambientalista, reflecte no livro sobre os desafios no tratamento dos resíduos urbanos e aponta diferentes modelos de gestão do lixo, de modo a reduzir impactos ambientais e transformar resíduos em riquezas, criando oportunidades económicas que se estendem do sector informal à indústria de ponta.
Defende que “os resíduos são, simultaneamente, desafio e oportunidade, problema e matéria-prima e incómodo e possibilidade”.
A autora augura que a sua obra reforce a compreensão de que a gestão de resíduos é uma das frentes mais promissoras para gerar valor económico, social e ambiental, desde que encarada com visão estratégica e compromisso colectivo.