MUSICA
Espectáculo músical marca celebrações dos 450 anos de Luanda
25/01/2026 12h17
Luanda – Um espectáculo músico cultural com vários artistas marcou, na noite de sábado, na Baia de Luanda, as celebrações alusivas aos 450 anos da cidade de Luanda.
O evento, que contou, igualmente, com um espectáculo de pirotecnia, serviu ainda para o corte do bolo alusivo a cidade capital angolana, acto realizado pelo governador províncial de Luanda, Luís Nunes.
O show musical fez desfilar vários artistas no mesmo palco que cantaram temas que exaltaram a música, a cultura e a identidade da capital angolana.
Subiram ao palco da Baía de Luanda os artistas Ana Joice, Chelsia Dinorath, Rui Orlando, Pródigo, Anderson Mário, Kalibrados, Tsunami, Killa Hill, Jéssica Pitbull e irmão Bambila, além dos humoristas Tuneza, que com a sua animação fizeram vibrar o público.
Durante várias horas, os artistas interpretaram temas conhecidos, levando o público ao rubro, que acompanhou cada actuação com aplausos e entusiasmo, num ambiente marcado pela confraternização e celebração da diversidade cultural luandense.
Integrado no programa oficial das comemorações dos 450 anos de Luanda, o show cultural destacou-se pela forte adesão popular e pela qualidade artística apresentada, encerrando em clima festivo uma efeméride em homenagem a história, a evolução e o papel central da cidade de Luanda.
O evento, uma realização da Administração Municipal da Ingombota, em parceria com a LS-Republicano, faz parte do programa festivo da efeméride, iniciado já há duas semanas.
Fundada a 25 Janeiro de 1576 por Paulo Dias de Novais, Luanda assinala 450 anos como uma das mais antigas cidades da África Austral e a principal capital política, económica e cultural de Angola.
Ao longo de mais de quatro séculos, a cidade evoluiu de um pequeno entreposto colonial para uma metrópole multifacetada, marcada por intensas dinâmicas sociais, culturais e económicas.
Conhecida pela sua diversidade cultural e histórica, Luanda foi, ao longo dos séculos, espaço de encontros entre diferentes povos, tradições e modos de vida, tornando-se um local de construção de identidade.