EXPOSIçãO
Memória visual das Lundas exposta na Casa das Artes em Luanda
28/01/2026 11h53
Luanda - A exposição “Terras que Brilham”, uma mostra de acervos fotográficos históricos da antiga Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), está patente na Casa das Artes, em Talatona, uma iniciativa da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA).
A exposição, aberta ao público na passada sexta-feira, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário da ENDIAMA, é composta por 11 painéis e 55 fotografias, reproduzidas a partir dos negativos originais.
Os negativos, segundo uma nota, foram cuidadosamente tratados e limpos, sem recurso a artifícios técnicos, com o objectivo de restituir a imagem original tal como foi percepcionada pelos seus contemporâneos.
O espólio apresentado integra o Arquivo Fotográfico da Diamang, actualmente sediado no Museu Nogueira da Silva, da Universidade do Minho, e constitui um acervo histórico de valor excepcional.
Este arquivo testemunha o investimento precoce da Diamang no campo multidisciplinar da produção fotográfica, oferecendo um registo singular do passado colonial português em Angola.
De sublinhar que a produção fotográfica da Diamang era uma prerrogativa exclusiva dos técnicos do seu Laboratório de Fotografia e dos quadros superiores da companhia.
Nesse contexto, as imagens reflectem sobretudo a visão institucional da Administração da empresa até à Independência de Angola, mais do que a experiência vivida pelas populações africanas e europeias que habitaram a região da Lunda.