Filme angolano "Meu Semba" em destaque no Festival de Cinema de Roterdão
Luanda - O cinema angolano voltou a ganhar destaque internacional com a estreia mundial da longa metragem “Meu Semba”, do realizador Hugo Salvaterra, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que decorre desde dia 29 Janeiro até 8 de Fevereiro.
Segundo uma nota do Ministério da Cultura, citada pelo JA Online, o filme “Meu Semba” foi seleccionado para integrar a Competição Tiger, plataforma reconhecida por impulsionar cineastas emergentes e obras cinematográficas ousadas, “representando assim, uma das apostas mais significativas do cinema angolano no circuito mundial de festivais este ano”.
A longa metragem desdobra Luanda numa sinfonia urbana movida pela música rap, documentário e manifesto.
A obra acompanha, igualmente, a jornada de X e dos irmãos Lelé e Maria, personagens que procuram dignidade, sonhos e expressão artística em meio às dificuldades económicas e sociais que marcam a vida da maioria dos trabalhadores, na capital do país, explica o documento.
O Festival Internacional de Cinema de Roterdão é um dos mais importantes festivais europeus dedicados ao cinema de autor e a novas vozes cinematográficas.
Hugo Salvaterra é um cineasta angolano, cuja carreira combina vivências e influências de várias geografias.
O prémio Tiger é acompanhado de €40,000 para serem partilhados entre o realizador, director e o produtor do filme vencedor.
A cerimónia será realizada esta sexta-feira, pelas 18 horas.